Sobre
Como se desenvolvem os calos?
A pele é composta por várias camadas. A camada externa, a epiderme, actua como uma barreira protectora das camadas mais profundas e mais sensíveis da pele.
Se a pele é exposta permanentemente à pressão e à fricção, por exemplo, devido a sapatos mal ajustados, ela vai reagir através da construção de uma camada exterior, calejando (veja também: ajuda imediata para a pele seca e calejada). Se a pressão persistir, especialmente num local específico, a pele calejada pode formar um calo com um núcleo duro que atinge as estruturas sensíveis da pele mais profundas e, assim, provocar dor. Este núcleo é muitas vezes chamado de "raiz" do calo.
Os calos podem ser de cor branca/ cinzentos ou amarelos/ castanhos, dependendo do seu tipo de pele. Os sintomas incluem dor e inchaço ao redor do calo e desconforto com pressão directa ao caminhar.
Os calos ocorrem principalmente em cima dos dedos do pé e no lado de fora do quinto dedo, isto é, nas áreas onde existe maior pressão dos sapatos. A forma mais dolorosa do calo é quando este se entrelaça com os nervos da pele.
Os calos também podem ocorrer na sola do pé e os chamados calos suaves entre os dedos, onde a pele está húmida devido ao suor ou à secagem inadequada.