Sobre
Pele Seca
Não é incomum: pele seca nos pés.
Pele com calosidades
Um calo (substantivo médico) é uma extensa área espessa de pele, principalmente nas solas e calcanhares dos pés. O calo forma-se onde a pele é exposta à pressão e fricção durante bastante tempo. A camada exterior da pele, a epiderme, reage através da construção e da formação de pele em camadas (termo médico: hiperqueratose).
Pé com um penso típico para calos.
Hiperqueratose: aumento da espessura da
camada córnea.
Ocorrem, principalmente, na sola do pé (as palmas das mãos e os dedos também podem ser afectados) e é visualmente espesso e amarelado. Na maioria dos casos, é indolor. Uma vez exposta a uma pressão excessiva e constante, pode piorar e rachar. A pouca ou média formação de calos é nada mais que um problema estético; especialmente quando usa sapatos abertos. No entanto, a espessura das áreas afectadas pode levar à formação de calos dolorosos e incómodos.
"Existe uma linha ténue entre a questão estética e o incomodo."
O estrato córneo é a camada mais superficial da epiderme. Entre as células cornificadas (corneócitos) encontram-se os lipídos epidérmicos. A camada córnea - especialmente no terço inferior - forma a barreira de permeabilidade, que é verdadeira barreira da pele contra factores exógenos e a perda de água endógena.