Feridas, cortes e arranhões
É muito importante saber como fechar uma ferida. Uma queda nas escadas, um acidente de carro ou até uma cirurgia: acontecimentos e percalços do dia a dia que deixam as suas marcas devido ao processo de cicatrização ou tipo de ferida. Quase todas as pessoas têm uma ou até mais cicatrizes para recordar. As cicatrizes podem não só causar uma dor considerável ou dificultar a mobilidade quando se situam perto das articulações, como também podem reduzir a autoconfiança, principalmente quando localizada em partes visíveis do corpo. Por isso, opte por cuidar do processo de cicatrização e escolher o melhor para si. Como por exemplo o spray, a pomada e/ou pensos, adesivos ou outros mais corretos para o seu tipo de ferida.
Como começa a cicatrização
Depois de qualquer corte, arranhão ou cirugia dá-se o processo de cicatrização, que é quando a nossa pele se “auto-repara”. Ocorre quando a camada exterior da pele, a epiderme, é cortada e a lesão se estende para a derme. O organismo não é capaz de substituir o tecido destruído da mesma forma. Em vez disso, a ferida é "reparada", com tecido conjuntivo: de forma a cicatrizar a ferida ou lesão, o corpo produz uma quantidade maior de colagénio para reparar o tecido da pele danificado. O colagénio serve para "ligar" a pele danificada, ajudando a fechar e a cicatrizar a área. Mesmo depois da ferida curar, o corpo continua a enviar colagénio diretamente, o que resulta em alterações no tamanho e na forma ao longo do tempo.
A cicatriz resultante não tem uma boa circulação de sangue, sendo por vezes desigual e menos elástica. Por vezes, as cicatrizes podem ser salientes (cicatrizes hipertróficas) ou ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido. Além disso, são possíveis variações na cor.
Tipos de cicatrizes
Há vários tipos de cicatrizes. Normalmente causados pelo cuidado incorreto. Até em pequenos cortes e arranhões há o tratamento perfeito. Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo:
- Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.
- Queloide: volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original.
- Hipertrófica: avermelhadas, salientes ou inflamadas, ou podem ter uma aparência afundada, dependendo do dano causado nas camadas subjacentes da pele e do tecido.